Já dizia Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo”, seja para lazer, trabalho ou aprender coisas novas, as possibilidades que a era digital trouxe para nosso dia a dia, mostra o quanto estamos conectados o tempo inteiro. Navegar na internet, de site em site desfrutando de toda a informação disponível a um clique, trouxe novas experiências de consumo.
Mas mesmo estando imersos em tecnologia e informações, muitos mercados ainda não se adaptaram à nova realidade de consumo e grande parte estão fadadas ao esquecimento.
Hoje existem diversas ferramentas que permitem que uma empresa esteja inserida de alguma forma no digital, a mais completa é o site, pois ele consegue agregar todas as outras ferramentas digitais em apenas em um local, facilitando a vida do cliente que está em busca de mais informações sobre seu produto/serviço, informações sobre a sua empresa, ou até mesmo queira efetuar uma compra diretamente com você no conforto de sua casa com apenas alguns cliques.
Veja abaixo algumas características que fazem um site ser completo para seu cliente:
1. Identidade visual (marca, logo, logomarca, logotipo…etc)
Esse é o primeiro contato que o cliente tem com sua empresa, uma logo bem desenvolvida pode transmitir diversos sentimentos, como por exemplo “confiança, segurança, qualidade“, características determinantes na hora de escolher sua empresa ou produto como a ideal para o cliente.
2. Espaço para contato com lead ou cliente
Oferecer um espaço para contato direto com um atendente, pode ser crucial, para o aumento das vendas de sua empresa, um cliente com dúvida, posterga sua decisão caso não consiga encontrar sua resposta com facilidade.
Para isso, botões que levem para o contato para um whatsapp, formulários para contato, botões de fácil acesso a redes sociais ou até mesmo um número para atendimento por ligação, facilitam a vida do usuário e ajudam a trazer leads mais qualificados.
3. Espaço “Sobre Você”
Um espaço muito negligenciado, mas que tem um poder de influência muito grande, pois o visitante ao entrar em seu site ele ainda não sabe se o que você oferece é realmente o que ele procura, ou se ele pode confiar em sua empresa.
Antes de efetuar qualquer movimento, o visitante do site, vai colher todas as informações possíveis e disponibilizadas por você para que ele conheça mais sobre sua empresa, produto ou serviço.
É por esses motivos que o espaço “Sobre Você” é tão importante, ele é a conexão entre o visitante e sua empresa. Lá ele vai descobrir sua história, missão, valores e sua experiência. Aqui você humaniza sua marca e mostra que é uma autoridade no assunto.
4. Princípios de UX Design
UX Design, ou traduzindo “Design de Experiência do Usuário”, é o campo do design voltado para a experiência do cliente, como e quais os sentimentos por trás de cada interação do usuário com o que foi desenvolvido.
Suas aplicações existem em diversos ambientes, produtos ou serviços, mas suas raízes surgiram na web. Ela se utiliza de formas para aprimorar e tornar agradável a utilização de um site, por exemplo, com seu visitante.
Muitas são as formas de se aprimorar um ambiente digital como um site, mas seu planejamento deve ser estruturado e pensado por um profissional capacitado e que entenda sobre comportamento humano.
Algumas das soluções para uma boa experiência do usuário em um site, são por exemplo:
- Botões (cores, formatos, localização)
- Adaptação parar Mobile
- Otimização de carregamento
- Arquitetura das páginas (estruturação e posicionamento)
- SEO
5. Velocidade de Carregamento
O tempo de carregamento do seu site precisa ser rápido, sem travar e sem lentidão. O visitante pode se frustra ao ver que para encontrar o que ele procura ele precisa esperar, por mais que seja alguns segundo, pode ser motivação suficiente para que o visitante desista de sua página e procure outra.
Seu site precisa sim de uma navegação simples e intuitiva que direcione o usuário para as páginas mais importantes.
Conclusão
Um site bem feito contribui para que seu funil de vendas performe com mais eficiência. Otimizar seu ambiente digital é essencial para um bom posicionamento e rankeamento nos mecanismos de busca.